pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

A fotografia alagoana deixou de ser promessa



Coluna de Jorge Vieira


Todos sabemos, mais ou menos, do papel de valor inestimável que a Fotografia vem desempenhando ao longo da história. Em importantes momentos da trajetória da humanidade ela tem sido determinante nos rumos que as sociedades têm dado aos seus movimentos. Basta lembrar da foto da menina vietnamita que corre nua depois de um ataque aéreo com napalm, em 1973, ou a do jovem solitário que se opõe aos tanques de guerra na Pç. da Paz Celestial, na China, em 1989, ou, ainda, a foto do menino sírio morto, na praia, depois de um naufrágio de imigrantes, em 2015. Todas influenciaram decisões de governos, após suas divulgações.


Seja de caráter documental ou com viés artístico, a fotografia contemporânea transita com grande poder na construção cultural dos povos, realidade potencializada com o advento da tecnologia digital e das redes sociais. Tem sido assim em toda parte, e em Alagoas não poderia ser diferente. A Fotografia produzida por aqui está cada vez mais impactante.


Notadamente nos últimos anos, a nossa Fotografia tem conquistado projeção e respeito em âmbito nacional, e também fora do Brasil, consequência da qualidade autoral e da identidade artística e cultural de que ela se reveste. Nomes consagrados, como o de Celso Brandão, mestre de muitos e referência de outros tantos, e novos talentos como: Amanda Bambu, Gabi Coêlho, Ramatis Costa e Roger Silva, fiéis representantes de uma leva que vem ganhando concursos, sendo selecionados em convocatórias e em editais, pelo Brasil e em outros países, dão conta do quão marcante vem se tornando a produção fotográfica alagoana.


Esse cenário digno de aplausos, todavia, é fruto de esforços individuais e de investimentos próprios, no que vale registrar que o momento promissor da fotografia das Alagoas merece apoio mais ostensivo do poder público local, numa patente declaração de reconhecimento da importância e do papel da Fotografia na construção de nossa identidade artístico-cultural.




142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
pub-4556602817206729