pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Abertas as inscrições para o maior evento de jornalismo e inovação de Alagoas

Evento acontecerá em novembro e contará com cases de sucesso para estudantes e profissionais da área


Como inovar no jornalismo e captar recursos? Quais são os desafios e oportunidades nos novos formatos? Esses são alguns dos questionamentos feitos por estudantes e jornalistas. Para debater e trazer respostas para essas perguntas, seis veículos de mídia independente de Alagoas realizam a 1ª edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA), que acontecerá no dia 26 de novembro, das 8h às 18h, no Sebrae Alagoas, localizado no Centro de Maceió.


Faça a sua inscrição aqui.


Com mesas, painéis, workshops e pausas programadas para networking, as atividades apresentadas terão a inovação como foco, discutindo modelos de negócio, ferramentas jornalísticas, jornalismo de dados e outros mecanismos Além da programação local, o evento contará com a presença de Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo, e Gabriela Caesar, da Google Brasil.


O FIJA é uma iniciativa da Agência Tatu e Olhos Jornalismo, com patrocínio do Sebrae Alagoas, a partir do edital “Patrocínio e Eventos”, que apoia a viabilização de eventos que tenham a inovação como eixo central em sua programação, valorizando o empreendedorismo e a geração de negócios inovadores. O Fórum, que conta com a colaboração das iniciativas Mercatus Jornal, Revista Alagoana, Mídia Caeté e Eufemea, tem o objetivo de apresentar novos caminhos para o jornalismo alagoano.


“Sempre foi um desejo nosso conseguir juntar quem inova ou deseja inovar no jornalismo de Alagoas e poder discutir sobre os desafios, conquistas, novas formas de comunicar, projetos e produtos, além de estabelecer uma ligação entre esses profissionais e organização. O FIJA vem pra concretizar esse sonho”, conta Graziela França, diretora de conteúdo da Agência Tatu.


Variando em tempo e experiências no mercado alagoano, a ideia das iniciativas é criar uma ponte entre profissionais que se esforçam para repaginar seus empreendimentos e estudantes que anseiam por processos comunicacionais mais inclusivos, diversos e dinâmicos.


Para o jornalista Jean Albuquerque, editor do Olhos Jornalismo, a promoção de espaços como esse contribui para reoxigenar a área e repensar estratégias relevantes e assertivas para serem usadas na comunicação local.


"Iniciativas como essa são importantes para o fortalecimento do jornalismo local. Acredito na coalizão das organizações no sentido da manutenção dos nativos digitais e de qualificar o debate sobre o jornalismo independente no Estado, além da oportunidade de conhecer de perto como elas funcionam. O público vai poder se deparar com o que há de mais inovador no fazer jornalístico", acrescenta.


Inscrições


As inscrições para o Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA), que acontecerá no dia 26 de novembro, já estão abertas e podem ser feitas neste link. O investimento é de R$40 para profissionais e R$20 para estudantes. Todos os inscritos receberão certificados de participação de 8 horas do evento.


Confira a programação abaixo:


9h - Abertura


9h10 - Palestra - Empreendedorismo e inovação - Sebrae Alagoas


9h20 - Mesa - Jornalismo independente e multiplataforma: impacto no cenário local - com Jean Albuquerque (Olhos Jornalismo), Vanessa Oliveira (Mídia Caeté) e Bertrand Morais (Revista Alagoana)


10h10 - Workshop - Introdução ao Jornalismo de Dados - com Graziela França (Agência Tatu)


11h30 - Palestra - Marco Zero Conteúdo: a consolidação do jornalismo independente do Brasil, a partir do Nordeste - Sérgio Miguel (Marco Zero Conteúdo)


12h10 - Intervalo para almoço e networking


14h00 - Bate-papo - Modelos de negócios locais, Géssika Costa (Ajor) entrevista Marcelo de Arruda (Mercatus Jornal) e Raíssa França (Eufemea)


14h50 - Workshop - Construindo visualizações incríveis para as suas reportagens - Lucas Thaynan (Agência Tatu)


14h50 - Workshop - Ferramentas especiais para trabalhar com dados - Lucas Maia


16h20 - Coffee-break e Networking


17h - Palestra - Descobrindo pautas e insights com o Google Trends, com Gabriela Caesar, do Google Brasil


18h - Encerramento


Serviço:

O que: Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA)

Quando: 26 de novembro (sábado)

Onde: no Sebrae Alagoas, Centro de Maceió

Localização: https://goo.gl/maps/7dXcVoNa13bXydS87

Siga-nos no Instagram: @fija.alagoas




40 visualizações0 comentário
 
pub-4556602817206729