pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

“ALGO RITMO LOGA RITMO – O FILME” É O NOVO FLERTE DE VITOR PIRRALHO COM O CINEMA

Primeiro álbum visual produzido no estado de Alagoas estreia desafiando o tempo e o espaço, sem perder a poesia e o protesto



Redação de assessoria




Algo Ritmo Loga Ritmo – O Filme inaugura uma nova etapa na produção audiovisual alagoana ao se tornar o primeiro álbum visual produzido no estado. O passeio musical proposto por Vitor Pirralho no EP Algo Ritmo Loga Ritmo, lançado em março, é o roteiro dessa superprodução já disponível no canal do Vitor Pirralho no YouTube. Realizado em parceria com a produtora Panan Filmes, a costura narrativa do álbum visual, que envolve desde viagem no tempo até a psicanálise freudiana, passando pelo racismo e intolerância religiosa, se esbalda em surpreendentes imagens das paisagens alagoanas e cenários sombrios enriquecidos por recursos gráficos de última geração.


“A ideia partiu do Henrique Oliveira, queríamos fazer apenas um clipe do EP, mas ele sugeriu fazer os cinco clipes criando uma história entre eles, ou seja, o conceito de álbum visual. Por ser também um formato inédito no estado de Alagoas, pensamos: por que não mergulhar no pioneirismo desse projeto? Então dei o argumento narrativo do filme e juntos começamos a desenhá-lo.”, revela Vitor Pirralho Os cinco clipes foram editados em sequência, tendo como fio condutor um personagem já conhecido de outra obra do artista, Rumos e Rumores, videoclipe lançado em 2019 com a participação de Ney Matogrosso, que também teve a parceria de Henrique Oliveira e a Panan Filmes na produção e realização.


O ser obscuro costura as cenas dos clipes como uma figura misteriosa que carrega consigo uma informação importante. Algo Ritmo Loga Ritmo – O Filme segue a trilha do EP homônimo. Tribalogikaos abre o álbum visual abordando a intolerância religiosa em cenas rodadas num templo de matriz africana. Em De Cor os recursos gráficos dão destaque à letra forte que aborda o racismo. Uma releitura do famoso episódio do hacker Max Headroom é a base para Espionagem. E a fenda no tempo abordada na série alemã Dark surge em Paradoxo Ontológico e segue ditando o tom de ficção científica nas imagens de Diss To Pi, onde todas as faces de Vitor Pirralho se encontram. Viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, através da Lei Aldir Blanc, Algo Ritmo Loga Ritmo – O Filme foi gravado no final de fevereiro nos arredores de Maceió, Alagoas, em apenas seis dias, uma verdadeira maratona para a produção.


Os bairros de Benedito Bentes, Clima Bom, Pinheiro e o povoado de Saúde, mais a cidade de Piaçabuçu, serviram de cenário, mesclando poesia, protesto e alerta, temas que sempre baseiam as composições de Vitor Pirralho. Sobre o EP Algo Ritmo Loga Ritmo. Lançado em março, Algo Ritmo Loga Ritmo traz cinco composições motivadas pelos acontecimentos que marcaram o ano de 2020. Os casos de intolerância religiosa, racismo, o mau uso das redes sociais, seus efeitos, os questionamentos científicos e o realismo fantástico trazido à tona pela série alemã Dark. Tudo serviu de inspiração para as rimas afiadas de Vitor Pirralho, que não abre mão da lírica cuidadosa sempre embasada na literatura. Realizado de forma remota e colaborativa, a produção uniu quatro profissionais em dois estados diferentes. Em Alagoas, Vitor Pirralho e Carlos PXT, DJ e beatmaker responsável pelas bases, no Rio de Janeiro, Maurício Negão, guitarrista que cedeu os riffs que enriquecem os beats, e Cristhian Almeida, engenheiro de som e produtor musical que assina a mixagem final.


Ficha técnica

Realização: Panan Filmes

Assessoria de comunicação: Andréa Alves

Apoio: Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Lei Aldir Blanc.

Direção e Cinematografia: Henrique Oliveira Roteiro: Henrique Oliveira e Vitor Pirralho Elenco: Vitor Pirralho, Carlos Peixoto, Ricardo Oliveira e Leonardo Doullenner

Asst de Direção: Maysa Reis Montagem,

VFX e Motion: Marcos André

Color Grading: Marcelo Cosme

Gaffer: Edner Careca

Eletricistas: Raoni Barros Pimentel e Izaú

Asst de Cam: Izael Filipe e Paulo André

Making Of (Foto e Vídeo): Gabriel Bessa

Social Media: Isadora Macedo

Concepção de Figurino: Luc Dias Figurino

Editor: Lyara Cavalcanti

Segurança: AN SEGURANÇA VIP (Augusto Neto, Everaldo Augusto e José Adriano)


Vitor Pirralho


Professor de literatura brasileira, Vitor tem no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, a fonte mestra de seu trabalho. Com três discos lançados; Devoração Crítica do Legado Universal, Pau-Brasil e A Invenção é a Mãe das Necessidades, o poeta/rapper versa em suas obras sobre o movimento antropofágico, literatura brasileira, a presença indígena, o negro, o colonialismo e a formação do Brasil.


Carlos PXT


Produtor, DJ e beatmaker, Carlos PXT, traz em sua bagagem assinatura e performance em trabalhos com os grupos Tequilla Bomb, Vibrações, Favela Soul, Vitor Pirralho, GOG, Asfixia Social e produções solo. Baixista por formação, mescla elementos digitais e orgânicos produzindo uma sonoridade única. Tendo os graves como ponto marcante de suas produções, Carlos mantém seu estilo nas apresentações ao vivo, elevando em qualidade e originalidade suas performances.


Henrique Oliveira - Panan Filmes


Formado em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro pela UFAL e fundador da Panan Filmes, Henrique Oliveira atua há 18 anos no segmento audiovisual. Como Diretor de Fotografia/Diretor, realizou, mais de 100 produções, entre ficções, videoclipes, documentários, programas televisivos, telefilmes, food films, DVD’s, séries, videoaulas e publicidades, das quais obteve 10 premiações e entradas em inúmeros festivais de porte internacional, a exemplo de Rotterdam e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Entre as produções de maior relevância estão os curtas “Ontem à noite” (2014), “Farpa” (2013) e “Alano” (2019), e o videoclipe “Rumos e Rumores” (2019), de Vitor Pirralho com participação de Ney Matogrosso.


Acesse: http://www.vitorpirralho.com.br

Mais informações Andréa Alves andreaalves@gmail.com

21 99116.431

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
pub-4556602817206729