pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Brasil, um fusca abandonado à própria sorte

Atualizado: 24 de jan. de 2021



Coluna de Jorge Vieira


O pernambucano Vital Carvalho (@vitalcarvalho55) é membro do Fragma Imagem, grupo que administramos no Facebook, voltado à discussão e ao fomento da cultura fotográfica. Ele é o autor dessa fotografia que está na Capa da Semana (18 a 24.01.21), do grupo.

O quadro é um documento que registra um fusca em carcaça, ocupando um espaço que aparentemente abriga outras tralhas, talvez peças para reciclagem.





A relevância da imagem está na pintura, e no modelo, do carro, e também em seu estado, além do cenário. É praticamente impossível não traçar uma relação entre esse conjunto e a realidade do Brasil pandêmico de hoje.


Em 1972, o fusca se tornou o veículo mais vendido da história, ultrapassando a marca de 21 milhões de unidades espalhadas por todo o mundo. Por muitos chamado de besouro, parecia uma praga. Em 2021, o planeta experimenta outro número expressivo, e de fato catastrófico. São quase 84 milhões de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, com mais de 1,8 milhão de óbitos.


Nesse cenário, com governo que encara com negacionismo a pandemia, o Brasil ocupa a segunda posição nas estatísticas de mortes por covid-19, com 210.328 vidas perdidas, em 18.01.21.


Rejeitando o trabalho da ciência, que produziu em tempo recorde vacinas capazes de frear o avanço da pandemia, o Brasil parece ter optado em perder o rumo da história.

Um país, um fusca abandonado à própria sorte. Nessa provável leitura da fotografia de Carvalho, parece faltar oxigênio no fim agonizante desse verde-amarelo.


Sem poesia, comumente presente nos textos que acompanham as fotos que vão à capa do Fragma Imagem, experimentando o silêncio pelos familiares, amigos e amigas, colegas fotógrafos e fotógrafas, que se foram, reverenciando os profissionais que atuam pela saúde, nas pesquisas científicas e nas frentes de atendimento, parabenizamos o fotógrafo que nos oferece a brasileira imagem como elemento do pensar, e de inspirar atitudes.





213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
pub-4556602817206729