pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Cristal: Uma luz na perspectiva fotográfica do feminino

Atualizado: 11 de mar.



Texto de Gabriely Castelo



Ativista. Dentre muitas outras palavras, essa é a que mais define a fotógrafa Cristal Luz. Após prestar atenção na sua realidade como mulher, se questionar e refletir sobre o caminho histórico pelo qual as mulheres têm percorrido até hoje, a artista se deu conta de que muitas das situações, só estavam sendo vividas pelo fato de SER uma.


Depois de muitas pesquisas e muita leitura, Cristal percebeu que havia um grupo que estava sofrendo mais que ela, as mulheres trans. “Várias situações me colocaram nesse lugar de perceber que, dentro desse grupo feminino, tem alguém que está sofrendo mais que eu, são as mulheres trans” - explica a fotógrafa. A partir desse pensamento, se iniciou o Projeto Corpo e Identidade, idealizado e dirigido por Cristal, que busca capturar o feminino em suas múltiplas expressões.







O projeto contou com a participação de sete mulheres transgêneras, todas alagoanas, cada uma delas foi fotografada por Cristal Luz e Amanda Bambu. As 7 participantes, variam de idades entre os 30 a 70 anos, uma delas, Suham Torres, de 70 anos, foi fotografada sozinha, separada do grupo, devido aos perigos do covid-19.


Todas as participantes foram escolhidas por Natasha Wonderfull, mulher trans e presidenta da ACTTRANS (Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas).





Depois da aprovação, em dezembro de 2020, não levou muito tempo para o início da produção, estava tudo pronto em janeiro de 2021. A pós-produção em si, é que demorou mais tempo, por isso, apenas em janeiro deste ano de 2022, é que foi lançado.


Fotos: Cristal Luz



Fotos: Amanda Bambu


“Quando estava entrevistando Dani, eu ficava tentando segurar o choro, pra ouvir e fazer as perguntas, ir até o final, sabe? São histórias muito fortes” explica a fotógrafa.


Sobre sua participação no projeto Dani Crystal acredita que só agregará coisas boas e positivas, respeito, bondade e bons olhos para o próximo. “Foi uma experiência maravilhosa e um privilégio ter participado do projeto que visibiliza e mostra um pouco da nossa realidade, um pouco de mim, um pouco de cada uma que fez parte desse lindo projeto. É muito bom e gratificante falar sobre essa experiência, sobre ser vista e ouvida, sobre ter pessoas boas e de bom coração ao lado.” acrescenta.


Dani Crystal - Por Amanda Bambu


O projeto terá uma segunda fase, uma adaptação documental através do audiovisual, onde todos nós poderemos ouvir e saber um pouco mais da vida e história de cada uma dessas participantes. Uma das motivações de Cristal para a ampliação do mesmo, foi presença quase nula sobre um tema tão importante ao debate quanto esse no estado de Alagoas.





Equipe Técnica do projeto fotográfico.


Direção: Cristal Luz

Fotografia: Amanda Bambu e Cristal Luz

Making of: Danielle Mota

Maquiagem: Artur Ornelas

Assistente de câmera: Julia Soares

Motorista: Antônio Guedes

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
pub-4556602817206729