Revista Alagoana
Eclipse Solar: Saiba como e onde observar o fenômeno em Maceió
Veja dicas de onde observar o espetáculo e informações adicionais sobre os riscos de observação inadequada
Revista Alagoana

Estamos nos aproximando de um dos momentos mais aguardados do ano. Nesse sábado (14), teremos a oportunidade de testemunhar o espetáculo do eclipse solar anular. Esse fenômeno ocorre quando a Lua, devido à sua distância da Terra, não cobre completamente o Sol, criando um impressionante anel brilhante ao redor do disco solar.
Em Maceió, o eclipse vai ter início às 15h32 e vai atingir o seu ponto máximo às 16h48 (horário local). O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal) e o Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) uniram forças para oferecer observações telescópicas gratuitas ao público, que vão estar disponíveis no Mirante de Santa Terezinha, no Farol.
Este eclipse anular será visível em várias partes do mundo, incluindo Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. No Brasil, os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão observar o eclipse anular em sua totalidade, enquanto os demais estados o verão parcialmente.
Em Maceió, o Sol será ocultado em 85,2% pela Lua. Se você deseja saber a porcentagem de visibilidade do eclipse em outras cidades de Alagoas, acesse esse link.
O evento vai disponibilizar cinco telescópios equipados com filtros apropriados para garantir uma observação segura. O professor Elton Malta, coordenador do projeto de extensão Céu no Campus, enfatiza a importância de ampliar o conhecimento e popularizar a astronomia por meio desse evento.

É importante lembrar que nunca se deve olhar diretamente para o Sol durante um eclipse, mesmo usando óculos escuros, películas de raios-x ou outros materiais improvisados. A exposição direta ao Sol, mesmo por breves instantes, pode causar danos irreversíveis à retina. Portanto, é recomendável o uso de filtros apropriados para observação, sendo o filtro de soldador número 14 ou superior (ISO 12312-2) a opção mais segura.
Além disso, tirar fotos do Sol diretamente com um celular, sem proteção, é extremamente perigoso, podendo prejudicar tanto a visão quanto o sensor da câmera.
O Ceaal fornece algumas recomendações essenciais para a observação segura do eclipse, que incluem evitar o uso de materiais inadequados, como chapas de raio-x, filmes fotográficos, vidro esfumaçado, óculos de sol comuns e filtros de soldador abaixo do número 14.
Além do eclipse, o Ceaal oferece oportunidades regulares para observações astronômicas aos sábados no pátio da Usina Ciência, na Avenida Aristeu de Andrade, 452, Farol, a partir das 19h, e o projeto Céu no Campus promove observações no entorno do Restaurante Universitário (RU) da Ufal, no Campus A.C. Simões, a partir das 17h45. Para saber as datas e horários dessas atividades, acompanhe o perfil do projeto no Instagram.