pub-4556602817206729
top of page
  • Foto do escritorRevista Alagoana

Entre sonhos e lutas, amor e resistência, alagoana publica seu primeiro romance



“Os velhos dias”, da pesquisadora e escritora Carol Mesquita, é um romance sobre dramas sociais, história e cultura que permeiam a vida do povo nordestino.


Texto assessoria



Sinopse: No interior de Pernambuco, no ano de 1930, nascia num vilarejo pobre da cidade de Terra Vasta o jovem Luiz. Diante das dificuldades, lutou pela conquista do sonhado pedaço de terra para produzir e fazer dele seu lar. Na juventude, em meio aos festejos juninos, conhece Bele, pertencente a uma família dona de terras na região, católica fervorosa e instruída, à frente do seu tempo. À frente daquela época também estava Antônio, um vizinho de pouca fé que morava na mesma vila em que Luiz morava e que não media esforços para criticar a pobreza que acometia suas vidas. Atravessando tempos de perdas e de lutas pelas condições de existir e sonhar com dias melhores, a amizade e o amor construídos desde a estrada de terra batida e nos desafios da vida, mostram como amar e resistir são substâncias que devem percorrer no nosso sangue.


O livro “Os velhos dias” é um romance para além da ficção, pois narra a história de personagens da vida real que foram marcados historicamente pela pobreza, pelo analfabetismo e pela luta por sobrevivência, mas que encontraram nas adversidades e sofrimento das suas condições de existência beleza no amor e na amizade, os alicerces da vida de Luiz, Bele e Antônio. Retratando elementos que fazem parte da cultura local e os desafios na vida de homens e mulheres nordestinas, a obra resgata traços da nossa história e identidade.


Esta é a primeira obra da pedagoga e pesquisadora Carol Mesquita como autora, cuja ideia para a escrita do livro surgiu da sua história de vida familiar, das suas origens e pesquisas realizadas sobre a temática que o livro aborda. “A inspiração veio da minha origem, a partir da história dos meus avós, que são os protagonistas da narrativa. Para escrever também tive o apoio de referências bibliográficas sobre a temática do nordeste, trabalhadores rurais no século XX, analfabetismo e todas essas questões que permearam a vida dos meus personagens. A ideia de trazer à tona essa história é justamente retratar um pouco das nossas origens e identidade que precisa ser vista”, conta a autora.


É possível adquirir o livro através do site da Editora Viseu, Amazon ou Kobo e-Book. Os interessados em receber o livro autografado mais um mimo, pode entrar em contato pelo WhatsApp (82 999494801), Instagram (@sayarahcarol) ou E-mail (sayarahcarol@gmail.com) da autora.

66 visualizações0 comentário
bottom of page
pub-4556602817206729