pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Escritor alagoano João Lemos lança livro sobre salvaguarda do folguedo Chegança

Obra retrata trajetória e manutenção da manifestação folclórica e discute sua importância



Camylla Thomasya/ Ascom Secult

O escritor alagoano João Victor Lemos Viana lança, no dia 20 de novembro, às 18h, na Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco, o livro “Silva Jardim Vai Além do Mar! - A salvaguarda da Chegança com o apoio da Gestão Pública”. A obra aborda a trajetória do folguedo popular Chegança Silva Jardim, oriunda do município de Coqueiro Seco.

Do surgimento aos dias de hoje, João lemos retrata através de apontamentos históricos a importância do auto popular no estado de Alagoas, e como a gestão pública municipal pôde incentivar a continuidade do folguedo por meio da criação de leis que ajudam na manutenção desta manifestação.

Jornalista, escritor, compositor, cantor, João Victor Lemos Viana mantém-se conectado com a cultura popular alagoana através dos folguedos de sua região. Presidente Executivo do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE), é membro da Academia Alagoana de Cultura (AAC) onde ocupa a cadeira nº 31, cujo patrono é Pedro Teixeira de Vasconcelos, da União Brasileira de Escritores (UBE) e também é sócio honorário da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA).

O lançamento conta com o patrocínio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, e da Prefeitura Municipal de Coqueiro Seco, e apoio do Museu Théo Brandão e Focuarte, e contará com apresentação especial da Orquestra Sanfônica da Paraíba.


Serviço:

Lançamento do livro “Silva Jardim Vai Além do Mar! - A salvaguarda da Chegança com o apoio da Gestão Pública”.

Data: 20 de novembro de 2022

Horário: 18h

Local: Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Coqueiro Seco.













30 visualizações0 comentário
 
pub-4556602817206729