pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Festival Mestre Canarinho vai reunir centenas de fazedores de cultura no Pilar


Texto de assessoria.


Pilar emana cultura. E para permitir que mestres e grupos folclóricos possam transmitir conhecimento, trocar experiências e perpetuar suas manifestações, a Prefeitura do Pilar realiza, nos próximos dias 14 e 15 de outubro, o 1º Festival Mestre Canarinho. O evento, que acontece na Praça da Matriz, terá uma vasta programação, reunindo cerca de 400 fazedores de cultura de várias regiões do estado.


O encontro é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Fórum Permanente da Cultura Popular e Artesanato de Alagoas (Focuarte), com quem o Município já promoveu outro grande evento, realizado em março deste ano e que homenageou 50 fazedores de cultura com o Prêmio Mestre Bumba – um deles foi o “treme terra pilarense” Edivar Vicente Feitosa, mestre de Guerreiro que se tornou comendador por iniciativa da deputada estadual Fátima Canuto.



A programação terá início às 18h, quando os blocos carnavalescos Leão de Aço, Caçadores e Boi do Canário vão fazer um arrastão pelas ruas da cidade. E além do tradicional Treme Terra Pilarense, também irão se apresentar grupos de capoeira, maculelê e pastoril, com as baianas da melhor idade completando a festa.


Já no sábado (15), a partir das 15h, o público vai acompanhar as apresentações da banda fanfarra Rubens Canuto e da quadrilha junina Gibão de Couro, que prometem não deixar ninguém parado. E não para por aí, como explica a diretora de cultura do Pilar, Ruthnéa Camêlo.



“Durante todo o evento, teremos também a oitava edição da Feirinha da Felicidade. Serão várias atrações, com direito a coco de roda, dança da peneira, entre outras. E os visitantes poderão, ainda, conhecer o artesanato e a culinária locais, expostas em barracas distribuídas no local. Será mais uma grande oportunidade de divulgar o que Pilar tem de melhor, valorizando não só a nossa cultura, mas também aqueles que lutam para mantê-la viva”, afirma a diretora.

42 visualizações0 comentário
 
pub-4556602817206729