Revista Alagoana
Mulheres da imagem e pela imagem: Cineclube Punho Coletivo estreia no Centro Cultural Arte Pajuçara
Texto de Gabriely Castelo
O projeto tem programação gratuita e aberta ao público

Interligando o feminismo e o audiovisual em Alagoas, o Centro Cultural Arte Pajuçara vai receber o primeiro de uma série de encontros organizados pelo Punho Cineclube, neste sábado (25), às 13h50. O projeto busca promover diálogos e dar visibilidade a filmes dirigidos por mulheres, com destaque na produção local do estado. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
No primeiro encontro, o público vai poder assistir ao curta-metragem Delas (2017), dirigido pela alagoana Karina Liliane e ao longa As Praias de Agnès (2008), da diretora Agnès Varda. Depois disso, o Punho vai abrir um espaço para debater sobre o conteúdo visto.

Composto por artistas visuais, fotógrafas e realizadoras audiovisuais, o Cineclube busca, em seus encontros, promover principalmente as mulheres que trabalham com a criação de imagens em Alagoas. O projeto vai reunir cineastas, realizadoras audiovisuais, fotógrafas, cineclubistas e outras mulheres e pessoas interessadas no assunto.
A curadoria, formada por Minne Santos, fotógrafa, graduada em Jornalismo pela Ufal e especializada em Marketing Digital pela PUC Minas, Taynah Silva, reveladora fotográfica independente e graduada em Psicologia pelo Cesmac e Vitória de Alencar, fotógrafa, artista visual e realizadora audiovisual, graduada em Jornalismo pela Ufal, explicou em seu manifesto de fundação em 2019 que o projeto nasce da admiração das mulheres da imagem e pela imagem.
“[...] temos por outras mulheres que também o são e que, não de hoje, nos retratam mesmo sem nunca nos ter fotografado. Nasceu da necessidade e do querer unir forças, multiplicar conhecimento, trocar vivências, ocupar espaços”.
O projeto foi contemplado pelo IV Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas Prêmio Pedro da Rocha. As sessões vão ser realizadas de forma presencial no Centro Cultural Arte Pajuçara, com entrada gratuita, sempre no último sábado do mês, em meses selecionados. A primeira sessão acontece em 25 de março.
Para Vitória de Alencar, integrante do cineclube, além de ser mais uma opção de entretenimento, o cineclube vem também como “mais um espaço de construção e fortalecimento de uma rede de mulheres da Imagem em Alagoas, de terem seus trabalhos conhecidos e reconhecidos pelo público alagoano”, afirma.