pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Museu alagoano participa da Museum Week 2020, evento mundial de cultura

Atualizado: 10 de out. de 2020


Desde 2014 o festival mundial de cultura digital conta com o apoio da Unesco e engaja pessoas de diversos países. Este ano, um Museu de Alagoas teve destaque.


Informações do Correio do Povo com redação da Revista




O evento digital convida ao público em geral e instituições culturais do mundo inteiro a se mobilizarem através das redes sociais para participarem com publicações de acordo com as temáticas diárias da campanha. O lema deste ano é: “7 dias, 7 temas, 7 hashtags”.


Começou na ultima segunda-feira (11), quando os trabalhadores na linha de frente da luta contra o COVID-19 foram homenageados com a hashtag #HeroesMW (#HeroisMW).

Na terça (12), o desafio foi voltado para a cultura. #CultureInQuarantineMW (#Cultura na QuarentenaMW) inspirou as pessoas em confinamento a recriarem obras de arte a partir de objetos e pessoas de sua própria casa.


O Instagram oficial do evento repostou o vídeo produzido pela Revista Alagoana em parceria com o Museu Muquém (Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva-Muquém-União dos Palmares/AL), que mostra a produção artística da Mestra Irinéia durante a quarentena.


Hoje (13), será a vez do tema principal da Museum Week #togetherMW (#JuntosMW), um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos: “Sozinhos, vamos rápido; juntos, vamos mais longe”. O dia de relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado no dia 14, com #MuseumMomentsMW (#Momentos do Museu).


O dia 15 será dedicado às mudanças climáticas com o #climateMW (#ClimaMW) e, no dia 16, será utilizada a hashtag #technologyMW (#TecnologiaMW), dedicada à tecnologia que ajuda a criar laços entre as pessoas e a ultrapassar esse momento difícil.

A semana terminará no dia 17, com um dia dedicado a #dreamsMW (#SonhosMW), que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de construir um futuro melhor.


Brasil


Alguns museus brasileiros integram a programação, como o Museu do Ipiranga, de São Paulo, que participa da ação digital. Além disso, no próximo dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus – promove uma live sobre o plano digital da instituição e a parceria com a plataforma Wikipedia, considerada uma ação pioneira no meio cultural. A transmissão conta com as participações da diretora Solange Ferraz de Lima, o presidente do Wiki Movimento Brasil, João Alexandre Peschanski, e um dos membros fundadores do movimento, Célio Costa, e será transmitida às 15h, pelos seus canais do Facebook e Instagram.


As hashtags, neste ano, serão usadas também em português. Por exemplo, ao lado de #ClimateMW, tema do dia 15 de maio, poderá estar também #ClimaMW.

11 de maio: #HeroisMW 12 de maio: #CulturanaQuarentenaMW 13 de maio: #JuntosMW 14 de maio: #MomentosMuseuMW 15 de maio: #ClimaMW 16 de maio: #TecnologiaMW 17 de maio: #SonhosMW


Avaliação:


Benjamin Benita, organizador da Museum Week, relatou: “Nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas pela doença e com seus entes queridos. A humanidade só poderá enfrentar o século XXI se estiver unida. A prosperidade do planeta, dos indivíduos e das sociedades está ameaçada. A crise na saúde, em função do coronavirus, fortaleceu nosso desejo de divulgar amplamente esta mensagem e de trabalhar a Museum Week para que ela possa prestar apoio às populações em confinamento e a todos os que estão lutando contra a pandemia”.

3 visualizações0 comentário
 
pub-4556602817206729