pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Novo episódio do Oxi! Podcast discute 'O Poço', suspense espanhol da Netflix

Atualizado: 10 de out. de 2020


O #4 episódio do Oxi!Podcast, o podcast de cultura da Revista Alagoana, trouxe uma breve análise do filme espanhol e dos contextos que visualizamos em nossa realidade. Ouça e comente conosco através do nosso Instagram.


'O Poço' é o novo filme de suspense lançado no final de março, pelo streaming Netflix. A distopida é ambientada em uma espécie de prisão subterrânea onde as pessoas encarceiradas são dividas não por celas, mas por níveis; são mais de 300, organizados um em cima do outro. Para sair "vitorioso", é preciso descer nesses níveis, o que implica em uma degradação cada vez mais severa da condição humana.


É justamente no sofrimento e na dura realidade de como o poço funciona, que se expressa a crítica desse filme. Ao invés de união, há egoismo. Sem hesitar, os detentos consomem o quanto podem, não necessariamente porque não querem deixar nada para os outros, mas porque não sabem em que nível irão acordar no próximo mês. Nesse contexto, é justamente o pensamento individual que faz com que não haja comida suficiente para todos.


A crítica atemporal desse filme reside em como as pessoas são egoístas umas com as outras, sobretudo em situações de necessidade. Mas a culpa não é somente das pessoas, há outra crítica: a de que é o sistema em que as pessoas se encontram, que mais os prejudica.


Na vida real, as analogias de O Poço vão além ao coincidir com problemas que enfrentamos durante a pandemia do Covid-19 e comportamentos refletidos pela sociedade.


O Oxi! Podcast é uma extensão dos conteúdos da Revista Alagoana, que busca trazer debates interessantes e/ou quentes da cultura em Alagoas, no Brasil e no mundo. Nesta temporada, discutimos Roman Polanski e Prêmio César, Babu Santana e o racismo no Big Brother Brasil 2020 e Covid-19. Conheça e escute outros episódios!




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
pub-4556602817206729