pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Praia de Pajuçara vira palco para roda de capoeira



Colaboração de Theo Sales



Quem passasse neste domingo (5) pela praia de Pajuçara não deixaria de notar a roda de capoeira que acontecia em frente ao Pavilhão do Artesanato. De longe se ouvia o som dos berimbaus, pandeiros e atabaque, acompanhados pela cantoria e pelo coro dos capoeiristas ali presentes. Chamando atenção tanto de turistas quanto de moradores, a roda encantou a todos que passavam e paravam para observar a movimentação e musicalidade.


Nesse dia ensolarado, a equipe da Professora Pequena do Grupo Muzenza se reuniu na beira-mar para realizar algo que não acontecia há quase 2 anos: uma roda de capoeira na praia.


“Desde o início da pandemia que essa roda não era realizada e foi um retorno bem importante para todos que ali estavam. Roda com muita energia e uma sensação de que tudo voltará ao seu lugar”, conta a Professora Pequena. Essa volta é significativa pois as rodas na praia fazem parte da tradição da capoeiragem. Como diz a música, “aprendi a jogar capoeira de angola na beira do mar”.


A reunião dos capoeiristas começou por volta das 9h da manhã e continuou até depois das 11 horas, alternando entre ritmos mais lentos e mais rápidos. Começou com o toque de São Bento Pequeno em um jogo mais devagar e baixo, até o São Bento Grande, esquentando a roda com movimentos rápidos e perigosos. Os floreios também tomaram parte na roda, com exibição de saltos e mortais, criando um verdadeiro espetáculo de cultura popular.











90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
pub-4556602817206729