pub-4556602817206729
 
  • Revista Alagoana

Tayná Almeida lança Fotolivro: O Guerreiro dá Força pra Viver


Texto de Assessoria


A mestranda em Antropologia Social e fotografa, Tayná Almeida, lança nesta quarta-feira (15), através de plataforma online, o Fotolivro: O Guerreiro dá Força pra Viver.



Lançamento: Quarta, 15.12 | 19h

Onde: Google Meet: https://meet.google.com/snv-tsbp-gtc ou disque: (US) +1 262-843-5227 PIN: 978 772 411 # (também pode ser acessado pelo QR CODE ou pelo link na bio do instagram @taynalmeidaphoto)


“O Guerreiro dá força pra viver” apresenta, sob perspectiva da Antropologia Visual, um projeto artístico construído colaborativamente com o Guerreiro São Pedro Alagoano, de Maceió/AL, a partir da produção e do compartilhamento de imagens fotográficas com os integrantes do grupo. É o primeiro fotolivro de Tayná Almeida, desdobramento da fotoetnografia realizada com o grupo entre os anos de 2017 e 2019, como trabalho de conclusão da graduação em Ciências Sociais. O folguedo popular Guerreiro apresentou seu período de efervescência entre os anos de 1930 e 1960 em Alagoas, todavia, hoje, ainda que em menor frequência, permanece ativo em bairros e cidades do Estado, reunindo um público que traz consigo o sentimento de preservação desse patrimônio cultural. Nesse sentido, as imagens aqui presentes buscam evidenciar a vitalidade do Guerreiro São Pedro Alagoano, assim como ressalta poeticamente Maria Helena, rainha e coordenadora do grupo: “O Guerreiro dá força pra viver”.


O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria Estadual de Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Convidados:

Tayná Almeida – Mestranda em Antropologia Social, Fotógrafa e Autora de “O Guerreiro dá Força pra Viver”

Maria Helena – Coordenadora e Brincante do Guerreiro São Pedro Alagoano

João Lemos – Jornalista e Brincante de Guerreiro

Fernanda Rechenberg – Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAL e Fotógrafa

Iara Souza – Antropóloga

Tamara Caetano – Graduanda em Ciências Sociais


Venda Promocional: Os pedidos de O Guerreiro dá Força pra Viver podem ser feitos no valor promocional de R$35,00 + frete. São exemplares limitados, podendo a promoção ser encerrada a qualquer momento. Todo o valor arrecadado com a venda será destinado ao Guerreiro São Pedro Alagoano, o que faz da iniciativa também uma forma de apoio ao grupo.

Pedidos pelo WhatsApp (82) 9 9920 2287, ou por mensagem privada no Instagram @taynalmeidaphoto. Entregas serão realizadas a partir de 16/12.


Detalhes do fotolivro: Título: O Guerreiro dá Força pra viver

Autora: Tayná Almeida Páginas: 56. Texto de apresentação: Fernanda Rechenberg Capa e diagramação: Liriz Lab design ISBN n. 978-65-00-34905-4



17 visualizações0 comentário
 
pub-4556602817206729