Revista Alagoana
Um Museu para cada dia da semana
Atualizado: 10 de out. de 2020
Por Gabriely Castelo
Quem diria que ter uma rotina mais agitada, mesmo com o calor, o trânsito barulhento e a pressa constante, iria fazer tanta falta. Para cuidar da nossa saúde e também do próximo, estamos em casa. Para tantas pessoas acostumadas com esse caos urbano, estar em casa pode ser, em alguns momentos, dificil. É uma situação nova, todos estamos aprendendo a lidar. Por isso, testar coisas novas pode ser um excelente caminho.
Nesse período, que tal tirar um momento para visitar e conhecer alguns Museus brasileiros? Clique no nome do Museu e visite sem sair de casa!
1. Museu Casa de Portinari
O Museu Casa de Portinari foi inaugurado em 1970 e expõe a casa onde residiu Cândido Portinari em sua terra natal, em Brodowski, São Paulo. O acervo consiste em pinturas em mural, coleção de desenhos e objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios doméstico.

2. Museu Casa de Cora Coralina
Local desenvolvido unicamente para a exposição do universo da escritora, considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Às margens do Rio Vermelho, o ambiente mantém viva a poesia de Cora Coralina, desde peças de roupas até fotos, livros e cartas.

3. Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca de São Paulo é um dos museus mais importantes do Brasil e o mais antigo de São Paulo. Ele também abriga o maior representativo de arte brasileira, com pinturas do século 19 e 20, mas também conta com arte de artistas brasileiros que residiram no Brasil, como a Coleção Nemirosky e a Coleção Roger Wright.

4. Museu da República
O Museu da República é um museu dedicado a história da república brasileira no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. O museu coleciona e expõe os testemunhos relacionados à história da República proclamada no Brasil em 15 de novembro de 1889.

5. Museu Casa Guimarães Rosa
Criado em 1974 na casa onde o escritor nasceu e passou a infância, em Cordisburgo, Minas Gerais. Além de utensílios pessoais, o museu coleciona cerca de 700 documentos textuais de caráter pessoal (certidões, correspondências recebidas e emitidas, documentos escolares), artigos, discursos em periódicos e originais manuscritos e datilografados, como “Tutaméia”, sua última obra publicada.

6. Museu Imperial
Neste museu são encontrados cerca de 300 mil itens museológicos, arquivos e bibliográficos a disposição dos visitantes e principalmente pesquisadores. Foi também o palácio de verão de D. Pedro II, a sua construção deu origem a cidade de Petrópolis.

7. Museu Nacional
Apesar de ter perdido boa parte do seu acervo no incêndio de 2018, a visita virtual torna viva essa memória tão importante para o nosso país. Redescubra os destaques da coleção explorando online por dentro do Museu Nacional.

Fotos: Reprodução